quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Salvador pede socorro!

Cerca de 1.400 metros quadrados de terra (70 m de comprimento e 20 m de largura), situados na encosta da Vitória - últimos resquícios de mata atlântica de Salvador - foram e estão sendo devastados. O cenário do crime ambiental abrigará mais um condomínio de luxo no Corredor da Vitória: o Mansão Leonor Calmon. O dano é sentido no tamanho da devastação. Animais silvestres, como micos e aves, velhos habitantes da área, tiveram a moradia destruída em nome da especulação imobiliária. Dezenas de árvores e vegetação nativa ainda estão espalhadas pelo chão. Um outdoor fincado na parte baixa do terreno, debruçado sobre o mar da Baía de Todos os Santos, coroa a violência ambiental cometida.

Preservação Ambiental

Ultimamente com os problemas provocados pelo homem, o tema de preservação vem sendo mais pensado e discutido. As atividades ambientalistas evoluiram muito como o Greenpeace, que antes se concentrava na defesa de algumas espécies ameaçadas, agora consideram que a conservação dos ecossistemas, aliada ao desenvolvimento sustentável, é vital para a manutenção e a evolução da biodiversidade. Segundo a União Mundial para a Natureza (IUCN), cerca de 12% das terras do mundo estão atualmente protegidas, o dobro do que havia no início da década de 1990. Boa parte dessa proteção, porém, nunca saiu do papel.

Onde fica a Mata Atlântica?

A Mata Atlântica é o segundo bioma mais ameaçado de extinção do planeta, só as florestas de Madagascar estão mais ameaçadas. Apesar disso, ela mantém índices altíssimos de biodiversidade (um dos maiores do mundo) que a classifica como um “hotspot”, ou seja, um lugar onde existe uma grande riqueza de diversidades biológica e ao mesmo tempo sofre uma grande ameaça.

Qual a importância da Floresta para a cidade?


Os benefícios da arborização urbana promovem a melhoria da qualidade de vida e o embelezamento da cidade. Essa arborização depende do clima, tipo de solo, do espaço livre e do porte da árvore para se obter sucesso nas cidades. Além da função paisagística, a arborização proporciona à população proteção contra ventos, diminuição da poluição sonora, absorção de parte dos raios solares, sombreamento, atração e ambientação de pássaros, absorção da poluição atmosférica, neutralizando os seus efeitos na população, valorização da propriedade pela beleza cênica, higienização mental e reorientação do vento.

Árvores identificadas na Trilha






Estão aqui algumas árvores que identificamos na trilha pela Mata Atlântica de Salvador. Uma informação muito citada foi a respeito das árvores nativas e exóticas. As árvores nativas ocorrem naturalmente na região que se está tratando. Enquanto as exótica não ocorrem naturalmente na região que se está tratando, ou seja, foram trazidas pra essa região.

Frutas Típicas da Mata Atlântica



1ª foto: Pitanga
2ª foto: Muito conhecida no sul do país a jaboticabeira é encontrada vegetando desde o estado do Pará ao Rio Grande do Sul.
3ª foto: A Jaca
4ª foto: A Uvaia é uma fruta de sabor azedo/doce muito apreciada. A uvaia e típica da Mata Atlântica, e ocorre de São Paulo ao Rio Grande do Sul.